Aprenda como usar estampas étnicas em roupas infantis!
As estampas étnicas foram um dos maiores hits de 2015 e prometem marcar presença no ano de 2016. Este clássico dos anos 60 e 70, marcado pelo movimento hippie, ganhou uma carinha mais folk nos últimos anos por causa da influência dos festivais de música. É claro que com a influência de artistas tão inteligentes e estilosos, a tendência pode ser adaptada para roupas infantis! Por isto, para deixar o guarda-roupa dos pequeninos ainda mais descolado, separei algumas dicas de como trazer as estampas étnicas para os looks diários. Confira!
O que é uma estampa étnica?
As estampas étnicas são marcadas pela profusão de cores, elementos e grafismos, inspiradas nas tradições de uma região, tribo ou povo. Elas se caracterizam por serem bem vibrantes e pelas alusões culturais. É interessante procurar pelas referências: afinal, todos nós gostamos de uma boa história!
Estampas com inspiração Navajo
As estampas inspiradas na cultura Navajo aparecem nas passarelas desde 2012 e são, novamente, as queridinhas da próxima estação. Os índios Navajo habitam os territórios americanos dos estados de Utah, Novo México e Arizona. Sua estética característica traz franjas, pedras como a turqueza e muitas padronagens geométricas, além de acessórios como o cocar, as penas, machados e colares. A combinação foi adotada pelo hippies dos anos 60 e hoje é amada pelos entusiastas do boho.
Mix de cores quentes da India
As estampas da Índia entram com tudo no mundo fashion. A combinação de cores quente, os elefantes, flores e cashmeres chegam para ficar. O dourado entra também como acabamento e destaque. Cidades e culturas de Mumbai, Calcutá, Nova Delhi e Ilhas Maldivas ( paraíso que tem contribuído em coleções ) estão em foco e inspiram cada vez mais marcas.
As cores vibrantes da Festa dos Mortos
O Dia de Finados é celebrado com muitas cores e festejos no México: o chamado Dia de Los Muertos tem origem indígena, e antigamente, as festas duravam um mês inteiro. Entre os dias 31 de Outubro e o dia 02 de Novembro, as pessoas aproveitam para celebrar a vida de seus ancestrais. A personagem principal desta festa é a La Catrina, um esqueleto de uma mulher de alta sociedade, mostrando que as distinções feitas aqui na Terra nada são diante da morte. Esta caveira virou uma febre pelo mundo, e suas cores alegres são bem vindas no visual das crianças! As principais características das estampas mexicanas são as listras que formam um degradê e a ausência de grafismos.
A diversidade das estampas africanas
A África tem um dos maiores acervos de técnicas de estamparia de todo o mundo. Geralmente, elas são trabalhadas em formas geométricas e cores primárias, em tons bem fortes. Há séculos os africanos dominam as técnicas da tinturaria, e por isso os seus tecidos têm tons tão bonitos: na maioria das vezes, a matéria-prima para estas cores são os pigmentos naturais.
Todas as cores da América do Sul
Com tanta biodiversidade, a América do Sul não ficaria para trás no quesito cor! As principais referências para as estampas neste estilo são os hábitos culturais de tribos do Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela e Equador. Muitas cores são colocadas em uma mesma peça e as listras são um coringa! Imagens pequeninas de lhamas, flores, peixes e símbolos incas também alegram o visual.
Viu como as estampas étnicas vão bem em roupas infantis e trazem um bocado de histórias interessantes para o visual do dia a dia?
Confira também as minhas dicas para explorar as estampas florais no verão da moda infantil!
Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre as possibilidades das estampas étnicas, comente aqui!