Aquarela - Rosa Quartz e Azul Serenity

Cores de 2016: rosa quartz e azul serenity

2016 será um ano para homenagear a delicadeza, a diversidade e a busca pelo equilíbrio. Pelo menos é o que a Pantone diz. Neste ano, pela primeira vez, a empresa escolheu duas cores para o ano: Rose Quartz e Azul Serenity. Quer conhecer as possibilidades e significados das cores de 2016 para o universo da moda infantil? Acompanhe minhas dicas!

A Pantone

A Pantone iniciou sua trajetória fabricando cartões de cores para o mercado de cosméticos. Uma inovação simples, porém, a tornou uma referência mundial: a empresa norte-americana lançou um sistema numérico de cores que permitia a identificação de tons sem que a subjetividades dos criadores criasse obstáculos para a escolha correta. Desde 2000, a empresa divulga a cor do ano, guiando as criações de designers e moda por todo o mundo.

Em 2016, contudo, a empresa escolheu pela primeira vez duas cores para o ano: Rose Quartz (Pantone 13-1520) e Serenity (Pantone 15-3919).

Por que Rose Quartz e Serenity?

De acordo com a Pantone, os consumidores buscam a consciência e o bem-estar como soluções para as tensões da vida moderna. As cores seriam capazes de transmitir as sensações de segurança e tranquilidade. Juntas, Rose Quartz e Serenity evocariam o equilíbrio que há entre um tom azul-claro frio e tranquilo e um rosa acolhedor como um abraço.

A escolha de duas cores também se refere ao debate sobre identidades de gênero que ocorre em todo o mundo e se reflete nas passarelas, como podemos ver nos trabalhos recentes de J.W. Anderson e Alessandro Michele para a Gucci. Assim, o consumidor teria maior liberdade na escolha da cor como uma forma de expressão, já que a nova geração se preocupa menos com estereótipos de gêneros e realiza novas abordagens no uso da cor.

Se você tem dúvidas sobre outros tons para harmonizar com o Quartz e o Serenity, consulte as cartelas sugeridas pela Pantone!

Como usar as cores de 2016 na moda infanto-juvenil?

IMG_6621
Gap Kids – Londres – Abril 2016

Tanto o  Azul Serenity quanto o Rosa Quartz ficam perfeitos em sarjas com elastano em calças, bermudas e jaquetas. Podem vir combinados com branco, jeans ou entre si mesmo. Não podemos dizer que são apenas cores da menina, uma vez que o menino já está usando a muito tempo o rosa e o azul mais claro, ambos nos tops e bottons.

IMG_6607
Gap Kids – Londres – Abril 2016

Essa nova opção de azul também acrescenta maior delicadeza ao guarda-roupa dos meninos, fica perfeito em camisas, polos e cardigans e em calças e bermudas como já foi falado.

Podemos explorar também nas estampas os tons do Azul Serenity e Rosa Quartz misturados entre si formando estampas abstratas, xadrez ou florais.

IMG_6709
J Crew Kids – Londres – Abril 2016

Vestidos cinturados, saias flare, fazendo referências à musa Audrey Hepburn, ficam lindos em rosa e azul, com um toque chic de alfaiataria. O tom de rosa também faz fortes referências ao universo do balé. Acrescente mais charme ao guarda-roupa das meninas com peças trabalhadas em tule, rendas, transparências e cetim. O Quartz também pode ser trabalhado nos detalhes, como em flores aplicadas e lenços de cabelo ou pescoço.

E então, vai investir no poder das cores de 2016 para tornar o guarda-roupa das crianças ainda mais ousado e divertido? Se você tem outras sugestões de aplicação do Quartz e do Serenity, comente aqui no post!

Fonte da imagem: bit.ly/571.ref

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *